
A vacina Coronavac, imunizante que protege contra a Covid-19, está em falta nos postos de saúde de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela prefeitura da capital na segunda-feira (14). As doses estavam sendo usadas para imunizar crianças de 3 e 4 anos.
De acordo com o executivo municipal, as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que as encaminham para os estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios.
O executivo afirmou que “se por algum motivo alguém tenha perdido a data da vacinação divulgada pela prefeitura, é necessário esperar a chegada de novas remessas para concluir o esquema vacinal”.
A PBH reforça que, assim que as doses chegarem ao município, os públicos serão novamente convocados.
O aumento do número de casos de Covid-19 no país tem feito alguns órgãos da área de saúde, como a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde e a Associação Médica Brasileira (AMB), recomendarem o retorno do uso das máscaras de proteção. As autoridades em saúde reforçam sobre a importância da imunização para evitar nova escalada de casos no país.
Em nota a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que “há demanda dos municípios para a vacina Coronavac, do laboratório Sinovac/Butantan para crianças de 3 e 4 anos de idade”, mas não especificou quais cidades.
Disse ainda que o Ministério da Saúde não disponibilizou o cronograma de entrega do imunizante ao Estado e que aguarda a disponibilidade das doses pelo órgão.
A SES-MG esclareceu que não há relato de falta ou demanda por vacina contra a Covid-19 dos demais laboratórios.
Leia mais:
Aumento dos casos de Covid já leva parte da população de BH a retomar uso da máscara
Associação Médica Brasileira volta a recomendar uso de máscara contra Covid-19 no Brasil