PBH inicia obras para faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro
Na Cristóvão Colombo será necessária a retirada de 19 vagas de estacionamento rotativo e cinco de motos

Motoristas que passam pelas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, vão encontrar mudanças na circulação de veículos até o fim deste ano. Obras foram iniciadas para a implantação de faixas exclusivas para ônibus. A ação visa reduzir o tempo de viagem no transporte público. Atualmente, BH conta com 74,2 km de pistas prioritárias para coletivos.
As obras integram um pacote antigo de intervenções da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), conforme o Hoje em Dia mostrou em 2021. Segundo a PBH, os trabalhos na Cristóvão Colombo e na João Pinheiro devem ser finalizados até dezembro. A administração municipal não informou se haverá instalação de radares para fiscalizar as invasões de carros.
As faixas exclusivas da Cristóvão Colombo e João Pinheiro vão operar nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre no canto direito da pista. O projeto prevê ajustes na circulação de veículos, nos pontos de ônibus e na sinalização, adequações geométricas e na programação semafórica, além de recuperação do pavimento das duas avenidas.
Segundo a PBH, na avenida João Pinheiro não haverá mudanças nas faixas de tráfego nem nas vagas de estacionamento, que serão mantidas, assim como a ciclovia. Já na Cristóvão Colombo será necessária a retirada de 19 vagas de estacionamento rotativo e cinco de motos no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza. Lá, também serão realocadas vagas especiais, de carga e descarga, além da estação de bicicletas compartilhadas.
Aumento de 12% na velocidade média dos ônibus
Ainda conforme a administração municipal, o objetivo é oferecer mais agilidade ao transporte coletivo, melhorar a circulação de pedestres e motoristas, aumentar a segurança viária e diminuir o tempo de viagem dos usuários de ônibus. A expectativa é aumento de 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, que atualmente é de aproximadamente 8 km/h.
Outras melhorias, segundo a prefeitura, são redução do tempo de viagem e da espera nos pontos, diminuição do custo do transporte coletivo e menor emissão de gases de efeito estufa (GEE).
"A prioridade ao transporte coletivo nas avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo é fundamental, já que atualmente 67% das pessoas que circulam pelas duas vias em horário de pico utilizam ônibus. Caso esses passageiros estivessem em carros, seriam cerca de 5 mil veículos a mais nas vias, em vez das cerca de 100 viagens de ônibus que hoje atendem a região", informou a PBH.
Custo das obras
As obras fazem parte do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 132,5 milhões da União e o restante de contrapartida do município), provenientes do Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável. O investimento será destinado à ampliação da malha de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo e à expansão da infraestrutura cicloviária.
Atualmente, Belo Horizonte conta com 21,7 km de faixas para o Move, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais, totalizando as 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus.
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