Uma operação especial de trânsito foi iniciada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), nesta quarta-feira (3), nas áreas comerciais, no entorno de shoppings e na região central. A medida se deve ao aumento do fluxo de veículos, pedestres e usuários do transporte coletivo neste período de compras para as festas de fim de ano.
A ação envolve equipes da BHTrans, Guarda Municipal e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Segundo a PBH, será intensificado o monitoramento das vias para coibir irregularidades como fila dupla e bloqueio de cruzamentos.
"A operação tem como foco reforçar o monitoramento do trânsito e do transporte público, garantindo a segurança, acessibilidade e fluidez de veículos e pedestres", informou a prefeitura. O reforço irá ocorrer nos principais centros comerciais:
- Centro-Sul e Hipercentro: Pátio Savassi, Shopping Cidade, Diamond Mall, BH Shopping, Shopping Ponteio, shoppings populares da área central, Mercado Central, na Savassi e Barro Preto
- Leste: Shopping Boulevard
- Nordeste: Minas Shopping
- Noroeste: Shopping Del Rey
- Norte: Shopping Estação BH
- Venda Nova: centro comercial
- Barreiro: Via Shopping e centro comercial
- Oeste: centros comerciais dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho
Rodoviária
Segundo a PBH, equipes da BHTrans e da Guarda Municipal fazem o monitoramento e intervenções operacionais no entorno da Rodoviária, cujo movimento aumenta significativamente nesta época do ano.
Conforme a prefeitura, as medidas visam organizar e garantir a fluidez de veículos e pedestres nas proximidades do terminal, sobretudo no acesso ao estacionamento, e dos táxis na plataforma superior.
Transporte coletivo
Equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) monitoram o deslocamento dos ônibus e a movimentação nas estações. De acordo com a PBH, são acompanhandos os intervalos, a pontualidade das viagens e necessidades de ajustes.
Monitoramento em tempo real
O trabalho tem apoio das câmeras do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que permitem o acompanhamento em tempo real de pontos estratégicos do sistema viário.
Segundo a prefeitura, com as informações, equipes ajustam tempos semafóricos e realizam remanejamentos de agentes.
Leia mais: