Depois de entrarem em rota de colisão devido ao aumento das passagens de ônibus em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel (sem partido), se reuniram na tarde desta terça-feira (25) para discutir possíveis melhorias para o transporte público da capital.
O preço da passagem, cujo valor de R$ 6 começou a valer no último domingo (23), segue sem alteração. Mas o reajuste deve ser um dos assuntos da reunião já marcada para a tarde de quarta-feira (26), quando o prefeito deve responder à proposta feita pelos vereadores.
"Foi uma reunião excelente", classificou Gabriel, que entregou ao prefeito uma proposta de acordo, para assinarem em conjunto, com pontos que a serem implementados pela PBH.
Dentre eles, o crescimento progressivo - de no mínimo 10% - das viagens realizadas, exigência junto aos concessionários de um cronograma para troca de veículos - que já excederam a idade máxima - e apresentação de mecanismos para aumentar receita com publicidade e diminuir o valor do subsídio.
"Não podemos deixar os empresários de ônibus, que há anos estão sendo pagos por um serviço ruim, continuar a apresentar este serviço ruim", destacou Gabriel, que sugeriu à prefeitura" não pagar o subsídio para forçar o empresário a dar qualidade ao cidadão".
Além disso, o presidente da Câmara pediu ao prefeito que confirme tarifa zero para moradores de vilas e favelas, além de passe integral para estudantes e vales saúde e social.
"De fato estamos conversando com a Câmara. Ainda temos que estudar algumas coisas de questão técnica", destacou o prefeito Fuad Noman, que disse não ter sido vontade dele o aumento da passagem.
"Como vamos fazer isso tudo? Não podemos simplesmente chegar e dizer 'acabou o contrato'. As melhorias que estão sendo colocadas é uma luta que a prefeitura tem. Essa parceria Prefeitura-Câmara no sentido de melhorar as condições para o passageiro é importante, mas não de um dia para o outro. Como comprar ônibus. Mas o importante é que temos definida uma meta de que, mês a mês, tenha melhorias. E que os ônibus novos cheguem o mais rápido possível", destacou Fuad
Leia mais: