Um novo protocolo com medidas de prevenção à Covid-19 prevê a exigência de comprovante de vacinação contra a doença para entrada em eventos com público sentado de até 500 pessoas em Belo Horizonte. Diferente do informado pela prefeitura nessa segunda-feira (31), o certificado de imunização com duas doses será cobrado em festas e espetáculos que não possuírem alimentação para consumo no local.
Anteriormente, o protocolo previa a apresentação do comprovante de vacinação junto ao teste negativo para a doença independente do número de pessoas. Segundo portaria, publicada na manhã desta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Município (DOM), o exame não será mais necessário e as duas doses da vacina serão cobradas do público e funcionários.
Já para eventos com público acima de 500 pessoas, com público em pé ou com serviço de alimentação para consumo no local, serão exigidos, além do comprovante de vacinação completa, o resultado negativo para Covid-19, dos tipos RT-PCR ou rápido de Antígeno, realizados até 72 horas antes do evento, inclusive de funcionários.
O protocolo é válido para eventos em locais licenciados ou mediante licenciamento, para atividades de casas de shows e espetáculos, casas de festas, danceterias, discotecas, salões de dança e espetáculo circense.
Manifestação
Na manhã de segunda, membros do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc) realizaram manifestação em frente à prefeitura da capital mineira contra a portaria anteriormente publicada. A categoria questionava as medidas de combate à Covid-19 aplicadas às casas de espetáculos da capital.
Na ocasião, a PBH informou que “casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares, com público sentado de até 500 pessoas, não precisarão exigir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e de teste realizados até 72 horas antes da atividade, desde que não haja serviço de alimentação e de bebida. Nesses casos, o uso de máscara deverá ser permanente", afirmou por meio de nota.