Wolbachia

PBH solta outra leva de mosquitos 'turbinados' com bactéria para barrar dengue

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
21/11/2023 às 18:38.
Atualizado em 21/11/2023 às 18:39
Em BH, método Wolbachia teve início em 2020 (Divulgação/PBH)

Em BH, método Wolbachia teve início em 2020 (Divulgação/PBH)

Uma das principais estratégias de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, a liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia será ampliada em Belo Horizonte. Mais uma leva de insetos capazes de reduzir a transmissão do vírus e o risco de surtos será solta nesta quarta-feira (22). A ação ocorrerá no bairro Belvedere, região Centro-Sul.

A Wolbachia é um microrganismo intracelular e não pode ser transmitido para humanos ou animais. Os mosquitos que carregam a bactéria foram produzidos em uma biofábrica da prefeitura e não possuem modificação genética.

Na capital, o método teve início em 2020. Segundo a PBH, a estratégia é uma medida complementar às demais ações de enfrentamento às doenças. A administração municipal reforçou o papel da população para evitar a proliferação dos mosquitos na cidade.

“Em BH, 86% dos focos estão dentro das casas e por isso é tão importante que cada um contribua, fazendo uma vistoria em casa e ambientes de trabalho para eliminar qualquer situação que possa favorecer o acúmulo de água”, disse o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por