
Três peças sacras que estavam extraviadas foram devolvidas à paróquia de Nossa Senhora da Glória, na cidade de Passa Tempo, no Centro-Oeste de Minas Gerais, pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os objetos recuperados são dois missais, que são livros litúrgicos; e um turíbulo, objeto que recebe os incensos.
Segundo a Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, as três peças estavam com um casal, desde que a mãe de um deles faleceu, em 2003. Em 2015, os herdeiros, que não sabiam informar como as peças foram adquiridas, procuraram o Ministério Público e manifestaram interesse em devolver ao local de origem as peças, identificadas como procedentes de uma igreja católica.
A Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico realizou então diligências para identificar a paróquia e descobriu que os missais e o turíbulo faziam parte do acervo de uma igreja da diocese de Oliveira, da qual Passa Tempo faz parte, já que a família havia morado muitos anos na cidade e a matriarca teve participação ativa nas atividades da igreja e estreita relação com os párocos.
Com esses indícios, e considerando que as peças sacras cunhadas para servirem ao culto coletivo devem ser utilizadas para permitir a fruição pública, o casal assinou Termo de Compromisso concordando em entregá-las à Paróquia Nossa Senhora da Glória – que recebeu, também, orientações sobre preservação de material sacro.
* Fonte: MPMG