Continua internado há mais de uma semana, na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, no Norte de Minas, um homem com suspeita do vírus influenza A ou gripe suína.
A assessoria do hospital não confirmou nem desmentiu a informação obtida com exclusividade pelo Hoje em Dia. A Santa Casa se limitou, somente, a dizer que “existe uma pessoa em observação, mas que não há como confirmar ainda se tratar de H1N1, já que o resultado demora 15 dias para ficar pronto”.
O homem, que não teve o nome divulgado, é pecuarista e está em uma área isolada do hospital.
Em Montes Claros, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente neste ano foram notificados dois casos suspeitos que ainda estão sob investigação. O primeiro caso suspeito foi registrado no final de abril e envolvia uma criança, que também não teve o nome revelado.
Em 2012, o município notificou três casos suspeitos gripe suína e os três foram descartados. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, em 2013, foram registrados 14 casos de H1N1 e dois óbitos em decorrência da doença. No ano passado foram contabilizados 186 casos e 47 mortes.
A primeira morte ocorreu em Extrema, no Sul de Minas. A segunda morte por Influenza A no Estado este ano é investigada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A investigação é referente à morte de uma moradora de Uberaba, no Triângulo Mineiro.