
Por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional a Missa dedicada à Nossa Senhora Aparecida não poderá ser realizada na Praça da Cemig, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (12), dia da padroeira do Brasil. Há mais de 35 anos, a missa especial costumava ser realizada para centenas de fiéis no bairro Cidade Industrial, ao ar livre.
Mas, isso não quer dizer que a missa especial não será realizada. A celebração acontecerá ao meio-dia, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Novo Eldorado, com o bispo auxiliar dom Vicente Ferreira. Haverá ainda outras celebrações na igreja, às 6h, 9h, 15h e 18h30.
Para garantir o distanciamento social, o número de participantes em cada missa será limitado. Na missa principal, poderão participar 50 pessoas da comunidade e 30 conselheiros de igrejas católicas da região. Nas outras, será permitida a entrada de 100 pessoas (10% da capacidade).
Para participar das missas, é preciso fazer um agendamento pelos telefones (31) 3351-2638, ou (31) 98403-1189 (WhatsApp).
Quem preferir ficar em casa poderá acompanhar a transmissão da missa às 12h pela TV Horizonte e pelas redes sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Belo Horizonte
Na igreja de Nossa Senhora Aparecida do bairro Boa Vista, na região Leste de Belo Horizonte, a procissão será diferente em 2020. Uma carreata com a imagem da santa será realizada pelas ruas do bairro a partir das 10h.
Além disso, haverá missas às 7h, 9h, 12h, 15h e 19h. Para participar, é obrigatória a inscrição pelo telefone 3488-9996. O limite é de 40 pessoas por missa.
Os fiéis poderão entrar na igreja, ao longo de toda segunda-feira, para ver a imagem de Nossa Senhora, mas a paróquia já alertou que a entrada e a permanência das pessoas será controlada.