
Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de rua de Belo Horizonte, o Pena de Pavão de Krishna (PPK) levou seu desfile deste ano para os "pés" da Serra do Curral, no Mangabeiras, região Centro-Sul da capital. O cortejo reuniu milhares de foliões na rua Professor Lair Ramusat Renno no começo da manhã deste domingo (19).
A concentração aconteceu nas imediações da Praça do Papa, com saída por volta das 8h. A dispersão acontecerá na rua Arquiteto Raffaello Berti, 160, também no Mangabeiras.
O Pena de Pavão une diferentes culturas e é conhecido por sempre sair de lugares diferentes. Nas ruas desde 2013, o bloco já passou por Barreiro, Praça da Liberdade e até em Caeté, na região Metropolitana. Sempre buscando levantar bandeiras em defesa de pautas ambientais.
Nesta edição, o grupo traz como tema a defesa da Serra do Curral. A escolha desse assunto se deu, segundo a organização, após mineradoras tentarem autorização na Justiça para atuar no cartão-postal de BH. Em dezembro de 2022, por determinação da Justiça Federal, as atividades de extração foram barradas. No entanto, a paralisação das atividades não garante o tombamento integral.
Segundo o bloco, além de formar a paisagem da capital, a Serra do Curral é fundamental para manutenção a vida dos moradores da região. Para dar "voz" à causa, a canção “Terra, luta e luz” foi criada e prometia movimentar o cortejo.
Leia mais:
Pena de Pavão e Beiço do Wando estão entre os 72 blocos que desfilam neste domingo; veja lista
Primeiro dia de desfiles das escolas do Rio tem homenagem a Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho
Veja mais fotos do desfile do bloco: