
Os blocos arrastam uma multidão de foliões sujeitos a perderem os documentos. E se esse foi o seu caso durante o Carnaval, fique atento às providências que devem ser tomadas o quanto antes.
A CDL-BH tem um serviço gratuito voltado para quem perdeu o cartão de crédito ou cheque, é o SOS Cidadão. Antes de acionar esse serviço, porém, o órgão recomenda ao consumidor que faça um boletim de ocorrência e ligue para a administradora do cartão para bloqueá-lo. Em caso de perda do cheque, o cancelamento deve ser feito junto ao respectivo banco.
A ligação para o SOS Cidadão pode ser feita de qualquer parte do Brasil e é uma forma de evitar que os golpistas façam compras em nome da vítima. O número do telefone é o (31) 3249-1919.
Após o comunicado, o consumidor tem até sete dias para comparecer pessoalmente ao SOS Cidadão, que fica na avenida João Pinheiro, 495, na região Centro-Sul da capital, e funciona de segunda a sexta feira, de 8h30 às 17h30. O não comparecimento neste prazo implica na retirada automática do registro.
No caso de Carteira de Identidade, CPF ou outro tipo de documento, a recomendação é também fazer um boletim de ocorrência.
Achados e Perdidos
Os Correios possuem um serviço de Achados e Perdidos em Belo Horizonte. A orientação para quem encontrar algum documento perdido é entregá-lo pessoalmente em qualquer agência ou depositá-los nas caixas de coleta. Depois de cadastrados, os documentos ficam à disposição para serem resgatados pelo período de 60 dias. Após esse prazo, eles são encaminhados ao órgão emissor.
A Belotur também orienta o folião que encontrar qualquer documento a entregá-lo em um dos oito palcos oficiais montados em diferentes regiões da capital. De lá, eles serão encaminhados aos Correios.
Confira os endereços dos palcos:
- Palco Praça da Estação
- Palco Parque Municipal
- Palco Avenida Brasil: Altura do número 41
- Palco Norte/Nordeste: Via 240 – avenida Risoleta Neves, entre a avenida 929 e a rua Raimunda Ferreira Rocha
- Palco Noroeste/Pampulha: Rua Amintas Jacques Morais, entre rua Real Madrid e rua Egito
- Palco Venda Nova: Avenida Érico Veríssimo, entre rua dos Crenaques e rua dos Xavantes
- Palco Barreiro: Avenida Deputado Álvaro Antônio entre avenidas Olinto Meireles e Dois
- Palco Savassi: Rua Tomé de Souza, esquina com Cristóvão Colombo
Leia mais:
Rastreador leva PM até 20 celulares roubados em bloco de rua de BH
Agências bancárias no país só voltam a abrir na quarta-feira às 12h
#DeBoaNaCarnaval: travesti é destaque em blocos pró-diversidade em BH; veja vídeo
'É Carnaval em BH' vence o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas; ouça as finalistas