Em 24 horas

Petição contra Carnaval no Parque Municipal já conta com mais de 6 mil assinaturas

Palco oficial da folia de 2024 foi transferido para o parque devido à reforma da Praça da Estação

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
23/01/2024 às 19:17.
Atualizado em 24/01/2024 às 19:14

(Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Uma petição contra a realização do Carnaval de Belo Horizonte no Parque Municipal ganha força na internet. Em pouco mais de 24 horas, o documento que contesta a instalação do palco principal na área verde, fincada no coração da cidade, já conta com mais de 6 mil assinaturas. Os organizadores do abaixo-assinado também cogitam acionar o Ministério Público para barrar a festa. Em nota, a Prefeitura informou que a programação é restrita a um local específico do parque, por dois dias (veja a íntegra do texto abaixo).

O palco oficial foi transferido para o parque devido à reforma da Praça da Estação, conforme informou a prefeitura nessa segunda-feira (22). No parque vivem cerca de 300 gatos, além de patos, gambás, gansos e micos, em meio a uma flora diversificada, o que gerou revolta nos integrantes da ONG “SOS Gatinhos do Parque”. 

“Permitir um evento de grande porte assim é pedir para que todo este patrimônio vivo seja danificado. Sabemos muito bem como ficam os locais pós-Carnaval”, disse a presidente da ONG, Viviane Souto.

Segundo ela, o objetivo da petição é mostrar indignação, levando a demanda à PBH. “Quanto mais assinaturas, melhor, pois mostramos nossa força contra essa decisão”.

O grupo também relata preocupação com a proximidade com a Região Hospitalar. A ONG diz que não teve retorno da administração municipal até o momento. "Temos fé de que a consciência vai pesar e de que ouvirão o apelo popular. Mas estamos dispostos a ir ao Ministério Público", acrescentou Viviane.

A expectativa de público para a festa momesca é de 5,5 milhões de pessoas, somando-se os foliões de todos os dias. 

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de BH: 

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local.

Vale destacar que o Parque já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas que não impactam negativamente a área. 

A PBH esclarece ainda que a estrutura de shows estará disponível apenas na programação do Kandandu, encontro de blocos afros da cidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro. 

As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc). 

Em relação aos cuidadores dos gatos, que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por