PF investiga servidores e empresários em esquema milionário de produção ilegal de cigarros em Minas
Operação tem como objetivo apurar a produção, distribuição e comercialização de cigarros clandestinos ou sem controle fiscal, em valor estimado de R$ 50 milhões
Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (26) investiga um grupo suspeita de participar de esquema milionário de produção ilegal de cigarros. A ação, deflagrada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, também ocorreu no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Ao todo, são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos quatro estados. Segundo a PF, a organização se utiliza de uma rede complexa e bem articulada para a prática do crime, com membros “estrategicamente posicionados para garantir as práticas de fraude e de corrupção, que resultam em sonegação fiscal e posterior lavagem de capitais”.
Durante a operação, a polícia encontrou pacotes e malas com grande quantidade de dinheiro. Pelo menos uma arma foi apreendida.
A operação também investiga a participação de servidores públicos, que recebiam vantagens indevidas para facilitar a atividade do grupo.
Os responsáveis poderão responder por sonegação fiscal, organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Leia mais: