Novo Cangaço

PF mira quadrilha que roubou R$ 2 milhões de banco e atacou batalhão da PM em Minas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
22/06/2023 às 09:10.
Atualizado em 22/06/2023 às 09:18
 (DIvulgação / Polícia Federal)

(DIvulgação / Polícia Federal)

Uma operação da Polícia Federal (PF) investiga uma organização criminosa suspeita de roubar cerca de R$ 2 milhões de uma agência da Caixa Econômica Federal e atacar um batalhão da Polícia Militar em Itajubá, no Sul de Minas, em junho do ano passado. Pelo menos 20 criminosos armados com fuzis e artefatos explosivos provocaram terror na cidade, a prática é conhecida como “novo cangaço”.

Nesta quinta-feira (22), a operação “Pedra Amarela” cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em Minas - Caldas e Santa Rita de Caldas -, São Paulo e Bahia. Oitenta e cinco  policiais federais participaram da ação.

De acordo com a PF, o objetivo da operação é apreender materiais para consolidar provas já colhidas contra os suspeitos, e também esclarecer a atuação criminosa do grupo. Os suspeitos não foram presos nesta fase da investigação.

Segundo a PF os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa armada, roubo majorado, cessão ilegal de arma de fogo de uso restrito e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, cujas penas máximas somadas podem resultar em 47 anos de prisão e multa.

As investigações continuam e buscam descobrir se houve participação de outras pessoas nos ataques e a ocorrência de outras práticas criminosas.


Relembre o caso

Uma quadrilha atacou uma agência bancária de Itajubá, no Sul de Minas, na madrugada do dia 23 de junho de 2022. Houve troca de tiros e um morador que passava pelo local no momento dos ataques foi baleado.

Quatro policiais militares que atendiam a ocorrência também ficaram feridos. Um deles, atingido por disparo de fuzil no braço, precisou passar por uma cirurgia.

Durante a ação, uma pessoa foi presa. Os outros integrantes da organização criminosa fugiram. Eles abandonaram oito veículos, que foram apreendidos pela polícia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por