
Belo Horizonte já conta com pias com água para auxiliar na higienização das mãos dos moradores. Ao todo, sete equipamentos serão instalados pela cidade.
Para definir os pontos dos lavatórios, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) considerou espaços com grande circulação de pessoas, principalmente locais onde com maior circulação da população considerada mais vulnerável.
Já foram feitas instalações na Praça da Estação, Praça da Rodoviária, Praça do Peixe, Praça Hugo Werneck, na área hospitalar, e na Praça Gabriela, nos arredores da avenida Silva Lobo. O equipamento será implantado também na Praça Raul Soares e em frente à Estação São Gabriel, na região Nordeste.
A higienização das mãos é considerada pelos órgãos de saúde uma das medidas mais eficientes no combate ao coronavírus.
"Achei uma atitude muito sensata porque nós, muitas vezes, não temos o mínimo. Essa pia vai servir que possamos nós higienizar. Espero que seja uma medida permanente e não apenas neste tempo de coronvírus", destacou Cláudio Oliveira Navarro, morador de BH em situação de rua.
Sabonetes
A Prefeitura começou a distribuição de cerca de 3 mil sabonetes para a população fazer a higienização correta das mãos. O material está sendo entregue nas unidades de acolhimento e nas ruas pelas equipes de abordagem da PBH.
Pias instaladas
Praça da Estação – Centro
Praça da Rodoviária – Centro
Praça do Peixe – Bonfim
Praça Hugo Werneck – Santa Efigênia (área hospitalar)
Praça Gabriela (Nova Suiça)
Pias em fase de instalação
Praça Raul Soares – Centro
Praça da Estação São Gabriel – São Gabriel