
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) inaugurou nesta terça-feira (13) o Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos (Bepe), uma nova unidade com 230 militares criada para fortalecer a segurança pública em grandes eventos realizados no Estado, como festivais, jogos de futebol e outros espetáculos. A iniciativa visa, inclusive, preparar o terreno para eventos de grande porte como a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que terá o Mineirão como uma de suas sedes.
"O Bepe foi criado com o objetivo de policiamento em eventos, não só na capital, mas também em grandes eventos em todo o Estado. O batalhão estará operando no perímetro imediato dos principais estádios e locais de eventos", explicou o tenente coronel Henrique Garcia, comandante do Bepe.
De acordo com o comandante, o batalhão já está em operação há cerca de três semanas, passando por um período de transição. "Estamos fazendo uma transição em que a responsabilidade, o planejamento e as tratativas com os responsáveis dos eventos, que antes eram das unidades diárias, serão passadas para o Bepe", detalhou Garcia.
O batalhão inicia suas atividades com um efetivo de 230 militares, mas já há estudos em andamento para aumentar esse número conforme a demanda. "Vamos iniciar as operações, trabalhar em eventos e, conforme a demanda for chegando, faremos essa análise e incrementaremos o efetivo", afirmou o comandante.
Cruzeiro x Atlético
O recém-inaugurado Bepe já tem um grande desafio pela frente: atuará no clássico entre Cruzeiro e Atlético, marcado para o próximo domingo (18), às 20h30, no Mineirão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada com torcida única, com a presença exclusiva de cruzeirenses no Gigante da Pampulha. A presença do novo batalhão especializado reforça o esquema de segurança para um dos jogos de maior rivalidade do futebol brasileiro.
Leia mais: