A Polícia Militar apreendeu 600 quilos de fios de cobre que haviam sido furtados em Minas Gerais na segunda fase da Operação Circuito Fechado que combate à receptação e ao comércio ilegal de materiais metálicos. Dez pessoas foram presas em flagrante e cerca de 870 pessoas foram abordadas em 80 municípios do Estado.
Durante a investigação que ocorreu ao longo de todo o mês de setembro, foram fiscalizados 434 estabelecimentos, como depósitos e ferros-velhos, além de 715 veículos.
Na ação que contou com a força-tarefa do Corpo de Bombeiros, estabelecimentos e comércios precisaram ser interditados para a operação ou notificados por irregularidades. O objetivo foi desarticular redes criminosas e reduzir a incidência de furtos que afetam serviços essenciais.
A Operação Circuito Fechado também fiscalizou 252 locais, sendo que 87 estavam regularmente licenciados e 165 foram autuados por infrações.
Primeira fase da operação teve início na Grande BH
Realizada nos meses de junho e julho deste ano, a primeira fase da operação concentrou-se nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e Vespasiano. A ação resultou na apreensão de cerca de 220 quilos de fios de cobre e cabos metálicos, além da prisão em flagrante de duas pessoas pelo crime de receptação. Dos 34 estabelecimentos fiscalizados, dez foram notificados por falhas na segurança contra incêndio e pânico e nove por outras irregularidades.
As corporações informaram que as ações da 2ª fase terão continuidade como parte do alinhamento estratégico entre a PMMG e o CBMMG no enfrentamento ao crime organizado no Estado.
*Com informações, Agência Minas.