Assalto no Barreiro

Polícia busca 2º suspeito de participação em morte de cabo da PM em BH; veja o que se sabe do caso

Um suspeito do crime foi preso. Ele é condenado por dois homicídios e era foragido da Justiça

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/10/2025 às 07:17.Atualizado em 22/10/2025 às 10:52.

As buscas pelo segundo suspeito de envolvimento na morte do cabo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Vinícius de Castro Lima, de 37 anos, seguem em andamento nesta quarta-feira (22). O militar foi morto a tiros na tarde de terça-feira (21) ao tentar impedir um assalto a um estabelecimento comercial no bairro Tirol, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

Um dos envolvidos no crime, foragido da Justiça e condenado por dois homicídios, foi preso horas depois na BR-381, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O que se sabe sobre o caso

O cabo Vinícius de Castro Lima estava em seu primeiro dia de férias e havia acabado de almoçar com amigos antes de ser atingido pelos disparos. Ele era amigo do dono do estabelecimento alvo do roubo. Segundo o tenente-coronel Gláuber Paixão Emídio, comandante do 39º Batalhão da PMMG, o militar tentou reagir à ação criminosa, mas foi atingido e morreu no local. O cabo Castro, que fazia parte do Tático Móvel, era muito bem quisto no batalhão, onde tinha oito anos de serviço.

A prisão do primeiro suspeito:

O primeiro suspeito, de 27 anos, foi detido na BR-381, em Betim, poucas horas após o assassinato. O homem já havia sido condenado a penas que somam 31 anos de prisão por dois homicídios e era considerado foragido.

De acordo com o tenente-coronel Gláuber, a identificação e localização do suspeito foram possíveis após um trabalho de captação de imagens e depoimentos de testemunhas, que apontaram um veículo usado no crime. O carro foi localizado e interceptado na região metropolitana de Belo Horizonte. Na abordagem, os policiais encontraram, dentro do veículo, uma pistola calibre 9 milímetros com numeração raspada, 27 munições e seis aparelhos celulares, além de um documento falso da moto utilizada no crime.

O suspeito preso se manteve em silêncio e não assumiu envolvimento no assassinato.

Buscas pelo segundo autor

O comandante do 39º Batalhão afirmou que as buscas pelo segundo suspeito continuam. Com o homem preso, a polícia encontrou o documento falso da motocicleta usada na fuga. "Estamos no encalço do segundo autor. Nossas equipes seguem em diligências para localizar a motocicleta e a arma do policial militar que foi levada durante a ação criminosa", completou o comandante.

Imagens de segurança de uma concessionária de veículos registraram o momento em que a dupla suspeita fugiu na motocicleta. Um dos homens espera o comparsa na contramão da avenida Nélio Cerqueira. O segundo suspeito, o garupa, aparece correndo e sobe na moto, deixando a via rapidamente.

Luto na Polícia Militar e manifestações

Em nota, o comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, lamentou a morte e destacou a dedicação do cabo Castro. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também prestou homenagem ao policial em uma postagem nas redes sociais, manifestando solidariedade à família e aos companheiros de farda do militar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por