Tragédia no Rio

Polícia Civil oferece apoio para identificação de vítimas em Petrópolis; 117 pessoas morreram

Clara Mariz
@clara_mariz
17/02/2022 às 20:48.
Atualizado em 17/02/2022 às 20:59
 (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

(Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A Polícia Civil de Minas informou nesta quarta-feira (17) que, em solidariedade aos atingidos pelas fortes chuvas na cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, ofereceu apoio no trabalho pericial para a identificação dos corpos das vítimas. 

 (PCMG / Divulgação)

(PCMG / Divulgação)

De acordo com a instituição, dentre os trabalhos disponibilizados estão a aplicação dos métodos referentes à antropologia forense, realizada por meio de exames de imagens e partes do corpo humano, odontologia-legal, que é a análise das arcadas dentárias, e o de comparação genética. Esses são os mesmos métodos utilizados para a identificação das 264 vítimas do rompimento da barragem da Vale, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH. 

Vítimas

Até o momento 117 pessoas morreram e 134 estão desaparecidas após as tempestades do início da semana. Pelo menos 33 vítimas já foram identificadas. 

A Defesa Civil da cidade reforçou pelas redes sociais o pedido para que a população evite sair de casa. Segundo a prefeitura da cidade, os acessos a diversos pontos foram afetados. 

“As equipes de resgate, limpeza e segurança estão atuando e precisam encontrar as vias livres para deslocamento com maquinário e equipamentos. Por isso insistimos: só saia de casa em casos de extrema necessidade! Em caso de sinais de instabilidade em residências e/ou terrenos, acionem a Defesa Civil pelo 199”, escreveram.

Os bairros mais atingidos foram Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.

Segundo a Defesa Civil municipal, todas as 18 sirenes de alerta localizadas próximas às áreas de risco foram acionadas. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou nesta quarta-feira (16) que o dispositivo ajudou a salvar vidas.

Ajuda

Nesta quinta-feira (17), a prefeitura de Petrópolis anunciou a criação de uma conta bancária para recebimento de doações às vítimas das fortes chuvas que afetam a cidade desde a última terça-feira (15). Para quem quiser colaborar, a conta no Banco do Brasil, é: PMP Petropolis - S O S 2022, agência 0080, conta 96011-X, CNPJ 29.138.344/0001-43. Para fazer um PIX, a chave é o CNPJ.

As doações também são recebidas no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Bingen. Equipes da prefeitura e voluntários estão atuam no local e recebem itens de higiene pessoal, limpeza, brinquedos, alimentação, colchões, kit dormitório, entre outros. O ginásio fica localizado à Rua Ministro Lúcio Meira, a poucos metros do pórtico do Bingen, na entrada da cidade.

 (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

(Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por