Policiais civis de todo o Brasil estão nas ruas nesta sexta-feira (24) numa operação conjunta, comandada também pelo Ministério da Segurança Pública, que visa prender suspeitos de roubos, tráficos de drogas e homicídios tentados e consumados. Os mandados começaram a ser cumpridos pela manhã e, até o início da tarde, 643 pessoas foram detidas, conforme números do Ministério da Segurança Pública. Em Minas Gerais, segundo a Polícia Civil, foram presas 15 pessoas, além de um adolescente apreendido e cumpridos 25 mandados de busca e apreensão.
A expectativa é que, nacionalmente, o número ultrapasse a casa de um mil presos nos 26 estados e no Distrito Federal. Em Minas, as buscas aconteceram em todas as regiões do Estado. No país, são cerca de 5 mil agentes trabalhando na operação, batizada de Cronos. Os detalhes da operação só serão divulgados neste sábado (25)
Segundo o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungman, a ação já vinha sendo organizada desde o mês passado, após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil. O Ministério informou que, em alguns estados, serão detidos também suspeitos de descumprirem medidas protetivas impostas pela Lei Maria da Penha.
O nome da operação, Cronos, foi escolhido pois a palavra se refere à “supressão do tempo de vida da vítima".