em BH

Polícia Civil vai investigar caso de agente suspeito de atirar em pitbull dentro de parque

O animal teria atacado um Guarda Municipal que praticava esportes em parque no bairro Cruzeiro

Camilla Kind*
Publicado em 04/10/2023 às 16:25.Atualizado em 04/10/2023 às 18:52.
 (PBH / Divulgação)
(PBH / Divulgação)

Um agente da Guarda Civil Municipal é suspeito de atirar em um cachorro da raça pitbull, após ser atacado no Parque Professor Amílcar Vianna Martins, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Polícia Civil vai investigar a ocorrência acontecida na manhã desta quarta-feira (4).

Entenda o caso

Por volta das 6h, uma mulher soltou seus dois cães da raça pitbull, para passar por baixo do portão do Parque Municipal. O parque, que abre somente a partir das 8h, estava ocupado apenas pelos agentes da Guarda Civil Municipal da capital, que trabalham em uma inspetoria no local.

Segundo a Defesa Civil, a área do parque é utilizada pelos agentes, nesta parte da manhã, para praticar atividades físicas. Um dos agentes foi atacado por um dos pitbulls, e para se defender, atirou no animal de raspão. 

Uma equipe do Departamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal foi ao local e prestou atendimento ao cão, que foi encaminhado para atendimento veterinário. A tutora foi encaminhada para a Delegacia Adida ao Juizado Especial Criminal (DEAJC) para registrar ocorrência por omissão de cautela.

Imagens do circuito interno do parque mostram o momento que a tutora solta os animais dentro do parque.

“É importante destacar que os tutores de cães da raça Pitbull são obrigados a manter os animais com focinheira e presos em coleira com guia quando estão em espaço público, conforme estabelecido na Lei Municipal Nº 8198, de 13 de julho de 2001”, diz a nota da Defesa Civil.

* Estagiária sob supervisão de Angel Drumond

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por