
Na manhã deste domingo (29), deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais estiveram no Mercado Central, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para investigar denúncias de irregularidades feitas à comissão ao longo do ano.
Acompanhados de peritos da Polícia Civil, Polícia Federal e Delegacia Especializada de Combate a Crimes Contra a Fauna, os deputados percorreram os corredores do local e confirmaram algumas irregulridades, como o acondicionamento dos animais. “Muitos bichos estão na mesma gaiola. Não queremos proibir as vendas, mas fazer com que os comerciantes trabalhem de acordo com a legislação”, comentou o vice-presidente da CPI, deputado federal Laudívio Carvalho (PMDB/MG).
Segundo o presidente da CPI, deputado Ricardo Izar (PSD/SP), as informações colhidas durante a vistoria vão servir de base para a elaboração de um laudo da Pollícia Civil. Em um período de 15 dias o documento será finalizado. “Com esse documento nós vamos apresentar uma denúncia ao Ministério Público Federal e solicitar adequações aos comerciantes de animais”, afirmou.
Na tarde deste sábado (28), cerca de 100 pessoas participaram de uma manifestação contra a venda de animais no Mercado Central.