Suspeita de envenenamento

Polícia investiga morte de menina de 9 anos por de comer bolo e pão de queijo em Minas

Criança passou mal após se alimentar; gato de estimação também morreu com sintomas semelhantes

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/07/2025 às 11:21.

A morte de uma menina de 9 anos após comer um pedaço de bolo e um pão de queijo na casa da avó, em São Francisco, no Norte de Minas, será investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).  Um gato de estimação da família também morreu com os mesmos sintomas, reforçando a hipótese de envenenamento.

De acordo com o boletim de ocorrência, a menina estava passando as férias escolares na casa da avó, de 59 anos, junto com sua irmã de 11 anos. Por volta das 18h, a avó preparou um bolo para o café da tarde. Pouco depois, o tio das meninas chegou ao local com uma sacola contendo outros bolos e pães de queijo, deixando os quitutes e saindo em seguida, conforme relatos da Polícia Militar (PMMG).

A avó e as duas netas consumiram tanto o bolo caseiro quanto os alimentos trazidos pelo tio. Logo após a ingestão, a criança de 9 anos começou a apresentar fortes dores abdominais e náuseas. A avó tentou aliviar o mal-estar com massagens e aplicação de gel na barriga da neta, mas o quadro piorou. A menina passou a expelir uma secreção branca pelo nariz, perdeu a consciência e foi levada ao hospital por um vizinho.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, a avó e a irmã mais velha da vítima não apresentaram sintomas. A menina chegou ao hospital já sem sinais vitais, com cianose (coloração azulada da pele), sialorreia (excesso de saliva) e pupilas contraídas. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu na unidade de saúde.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Januária para exame necroscópico, que auxiliará na determinação da causa da morte.

A polícia informou ainda que um vizinho entregou aos militares o corpo de um gato que havia aparecido na casa e, após apresentar sintomas semelhantes aos da menina, também morreu. O animal foi encaminhado à Vigilância Sanitária para necropsia, em busca de vestígios de substâncias tóxicas.

Em nota, a Polícia Civil informou que "foi instaurado procedimento investigatório e todas as possibilidades estão sendo analisadas para verificar as causas do ocorrido. Os itens recolhidos serão periciados para identificar possíveis substâncias tóxicas, e o corpo da vítima passará por exame necroscópico".

Todos os alimentos ingeridos pelas vítimas — o bolo feito pela avó e os itens levados pelo tio — foram recolhidos pela perícia e entregues à Delegacia de São Francisco para análise laboratorial. A casa também passará por vistoria técnica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por