Polos de educação a distância crescem 37% em Minas em apenas cinco anos

Marília Mesquita
22/07/2019 às 19:54.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:39
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Com o número de estudantes que optam pela Educação a Distância (EaD) cada vez maior, a quantidade de instituições que oferecem a modalidade também cresceu. Conforme o Censo da Educação Superior, 215 novos polos foram abertos em Minas em apenas cinco anos. Nesse período, no Estado, o aumento de 37% supera até a média nacional, de 29%.

A expansão do ensino on-line é uma tendência. Recém-chegado a Minas, o Centro Universitário UniSant’Anna, de São Paulo, tem hoje 60 núcleos ativos, ofertando dezenas de cursos de graduação e pós-graduação no país. A expectativa é chegar a 500 unidades em três anos, com capacidade para inauguração de 150 a cada 12 meses.

Há 20 anos oferecendo cursos presenciais, as Faculdades Kennedy e Promove, em Belo Horizonte, abriram as portas para a modalidade virtual em 2019. Desde fevereiro, as instituições se tornaram núcleo de apoio do UniSant’Anna.

Custo mais baixo das mensalidades e possibilidade de estudar em qualquer lugar são atrativos para os estudantes, afirma o reitor da instituição, Natanael Átilas Aleva. Segundo o gestor, as aulas semipresenciais também são diferenciais. “O contato entre aluno e professor é muito importante, e nós abrimos essa oportunidade”, destaca.

Portas abertas

“Com a EaD, resolvemos levar a faculdade para dentro da casa e do trabalho dos nossos alunos. Com a nossa estrutura física, damos o amparo que eles precisam”, afirma o coordenador psicopedagógico do Promove, Cláudio Vieira. O docente reforçou que a qualidade tanto do ensino presencial quanto digital é a mesma. 

Aprendizagem

Ao escolher uma graduação a distância, o aluno deve estar atento à forma como o conteúdo é repassado. “Na nossa plataforma, ele não aparece apenas em texto. Vídeos, áudio e imagens compõem o material, possibilitando ao universitário uma experiência bem interessante e de impacto”, diz João Carlos Peixoto, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Kennedy e do Promove.

Além disso, o professor ressalta que, para facilitar a absorção do conhecimento, o estudante pode escolher duas disciplinas por módulo, com duração de cerca de dois meses.

A estrutura dos polos também assume papel fundamental na formação. “No nosso caso, os alunos têm acesso a laboratórios, bibliotecas e assistência psicopedagógica durante o período de aprendizado”, reforça o coordenador.

Mais procurados

Opção de ensino para quem busca flexibilidade e mensalidades mais em conta, a EaD oferece cursos nas mais diversas áreas.

Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Luciano Sathler afirma ser Pedagogia a graduação campeã em matrículas e, por isso, uma das mais ofertadas na modalidade on-line. Segundo ele, a procura se dá pela exigência da formação para professores da educação básica somente com o diploma de licenciatura.

Administração e Ciências Contábeis aparecem em segundo e terceiro lugares no número de alunos, destaca o diretor da Abed. 

Saiba mais

Interessados em cursar o EaD no Centro Universitário UniSant’Anna devem acessar este link.

Há três opções de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtenção de novo título e processo seletivo on-line.

(Colaborou Renata Galdino)

 Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por