Ponte destruída pelo rompimento da barragem começa a ser reconstruída em Brumadinho

José Vítor Camilo*
06/02/2019 às 18:13.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:25

Começa nesta quinta-feira (7) a construção de uma ponte fixa no local onde uma estrutura foi levada pela lama de rejeitos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A ponte fica na rodovia Alberto Flores, bastante usada pelos moradores do município e que está interditada desde o dia 25 de janeiro. A previsão é que a via seja reaberta definitivamente dentro de três semanas.

Em coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (6), o tenente-coronel Flávio Godinho, chefe da Defesa Civil de Minas Gerais, explicou que a estrutura fixa, que será paga pela Vale, será definitiva e terá 50 metros de vão e 8,40 metros de largura. "Ela permitirá o deslocamento de veículos em duas mãos, além de uma área de passagem de pedestres", conta. 

O objetivo é resolver o problema da comunidade e de alunos da zona rural, que precisavam passar pelo local para chegar até as escolas. "Como as aulas já retornam agora, antes da ponte ficar pronta, foi feito contato com a Vale e a Secretaria de Educação de Brumadinho. Essa tarde (quarta) deve ser acordado em uma reunião com a mineradora, que dará todo o transporte escolar para as crianças que precisem se deslocar para Brumadinho", complementa o tenente-coronel. 

Questionado sobre os riscos de passar com as crianças pela área que ainda tem uma barragem de água, o tenente-coronel Flávio Godinho, chefe da Defesa Civil de Minas, afirmou que não há riscos, já que a "B6" está sendo monitorada 24 horas por dia. Segundo ele, a Vale atestou a segurança da estrutura. 

*Com Mariana Durães

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por