Após seis meses de espera, os moradores de Guidoval, na Zona da Mata, reberam nesta quinta-feira (21) a ponte sobre o rio Xopotó. A ponte havia sido destruída em janeiro deste ano depois do forte temporal que atingiu o município. Na época, a cidade decretou estado de emergência. O governador Antonio Anastasia participou da inauguração.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), a nova ponte tem 130 metros de extensão e teve que ser construída em local diferente por motivos técnicos. O governo investiu cerca de R$ 19,8 milhões na obra.
A nova ponte, em concreto, é sustentada por quatro conjuntos de pilares duplos. A pista de rolamento tem 11 metros de largura, incluindo duas passagens de pedestres, de 1,5m cada, e guarda corpo. Uma variante para acesso à nova ponte, fazendo ligação do município com a rodovia MGC-120, numa extensão de 1,8 quilômetros, também foi construída pelo DER.
Guidoval foi muito castigada pela cheia do Rio Xopotó. Duas pessoas morreram e 7 mil habitantes foram afetados. Duas mil pessoas foram desalojadas e 102 desabrigadas. Foram destruídas 122 casas e outros 617 imóveis foram danificados.