
O motorista de aplicativo Davi Rodrigues, 49 anos, aproveitou o feriado de Finados, nesta quinta-feira (2), para levar os dois filhos para passear no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, e, principalmente, atualizar a caderneta de vacinação. "Fiquei sabendo pela imprensa que teria vacinação e, como as crianças não tem aula por conta do feriado, viemos vacinar e também nos divertir", enfatizou o motorista.
Segundo ele, o filho Raylander, de 9 anos, faltava uma vacina para tomar, foi quando a família decidiu pelo passeio no parque. "A Nicole, de 7 anos, tá com a caderneta em dia, mas ele ainda faltava a HPV. É importante estar em dia com as vacinas para garantir a imunização de nossas crianças", disse.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem se vacinar neste feriado de Finados no Parque Municipal e em outros dois pontos na capital: o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e a Carreta da Inclusão Digital, que funciona como ponto extra de vacinação no Barreiro.
Já Andreza e o marido Carlos Roberto Lana contaram que não tinham tempo no decorrer da semana para vacinar os filhos, e aproveitaram a oportunidade para atualizar a imunização dos filhos Leonardo, de 3 anos, e Ana Victória, de 13.
"A Ana tomou duas vacinas e agora está em dia. Nós já sabíamos da campanha de vacinação e soube que teria esse posto aqui, aproveitando o espaço do parque para agilizar a vacinação. Como eu trabalho no horário em que os postos estão abertos, foi ideal para trazer as crianças e priorizar a imunização", enfatizou.
Os postos estarão abertos para vacinar a população, das 8h às 17h. Os 18 imunizantes ofertados e os endereços completos dos locais de vacinação podem ser verificados nesse link.
“Essa ação é mais uma da PBH para aumentar a cobertura vacinal no município. A campanha teve início no dia 21 de outubro e vai até o dia 4. Hoje também é um dia de, além de trazer reflexão sobre as pessoas que nos deixaram, é um dia em que a PBH convoca a população para atualizar a caderneta de vacinação”, afirmou o subsecretário municipal de Saúde, Fabiano dos Anjos.
Sexta de vacinação
Já na sexta-feira (3), mesmo com o decreto de ponto facultativo, a Prefeitura vai abrir nove centros de saúde, sendo um por regional, para dar continuidade à Campanha de Multivacinação. As unidades funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a aplicação de doses. Os locais que estarão abertos estão disponíveis no portal da Prefeitura.
É importante lembrar que as doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.