
Mulheres já têm direito a pelo menos 10% das vagas de empregos no mercado de trabalho da construção em Belo Horizonte. Uma portaria publicada nesta terça-feira (12), no Diário Oficial do Município (DOM), determina o início imediato. Até essa quarta-feira (13) é possível se inscrever para participar de um curso gratuito de formação.
De acordo com a PBH, a política afirmativa, denominada “Mulheres na Obra”, determina que todos os editais de intervenções públicas que contemplem a contratação de 10 funcionários ou mais, deverão reservar a cota mínima.
A medida tem como objetivo empoderar economicamente mulheres, em especial as que moram em áreas de risco, e dar a elas capacitação profissional para que possam buscar espaço no mercado de trabalho no setor privado.
Cursos de formação
Até esta quarta estão abertas as inscrições para as duas primeiras turmas de formação oferecidas pelo programa da PBH. São os cursos de Eletricista de Instalações Prediais de Baixa Tensão e o de Hidráulica Predial. As aulas começarão no dia 22 de janeiro. Para os demais cursos, as inscrições continuarão abertas após o dia 13 de dezembro.
Os cursos, divididos em aulas teóricas e práticas, terão duração de quatro meses, com carga horária que varia entre 160 horas e 200 horas, e serão ministrados no período da noite, com uma média de quatro horas por dia. As mulheres que estiverem em situação de vulnerabilidade social vão receber uma bolsa mensal de R$ 650, condicionada à frequência no curso.
São 120 vagas distribuídas em seis cursos, que visam a formação de “Pintora de Obras Imobiliárias”, “Pedreira de Alvenaria”, “Pedreira de Acabamento”, “Carpinteira de Obra”, “Instalações Elétricas Prediais de Baixa Tensão” e “Hidráulica Predial”.
As aulas vão acontecer no CRAS Vista Alegre localizado na Rua Aguanil, 425, no Vista Alegre, Região Oeste da capital. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98419-7940.