Região Centro-Sul

Posto de Saúde de BH tem fila no 1° dia de campanha de vacinação contra a gripe

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
03/04/2023 às 11:32.
Atualizado em 03/04/2023 às 11:40
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Dezenas de pessoas que procuraram o Centro de Saúde Santa Rita de Cássia, no bairro São Pedro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para se imunizar contra a gripe encontraram fila na manhã desta segunda-feira (3). 

O inmunizante, capaz de oferecer proteção trivalente contra H1N1, H3N2 e vírus influenza B, começou a se aplicado nesta segunda em idosos a partir de 80 anos, população acamada e residente nas instituições de longa permanência, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), além dos imunossuprimidos e trabalhadores que atuam nos centros de saúde, UPAs e hospitais. 

O engenheiro aposentado Antônio Pinto Ribeiro Neto, de 81 anos, não perdeu tempo e foi logo cedo ao local para garantir a dose da vacina. Ele conta que todos os anos vai sempre no primeiro dia de campanha garantir sua dose. Apesar da fila, ele garante que vale a pena a espera para garantir sua imunidade.

"Eu acompanho toda a vacinação, começou a vacinar imediatamente eu e minha esposa pegamos nossos cartões e procuramos um posto. Sempre participo de todas as campanhas, inclusive, da Covid-19. Já garanti a minha bivalente", comemora. 

Cláudio Sette Câmara, de 87, conta que a experiência obtida aos longo dos anos fez com que ele valorizasse a importância do imunizante.

"Quando eu era mais jovem eu não tomava, a gente é muito relaxado quando é mais jovem só vem perceber isso depois que atinge uma certa idade. Ela faz parte da nossa sobrevivência hoje. Todo ano eu tomo e vou continuar enquanto viver. A gente tem que ter saúde", afirma. 

O pontapé inicial na 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza em Minas foi dado nesta segunda (3), uma semana antes do início da campanha nacional de imunização, que ocorre na próxima segunda (10). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a antecipação foi decidida diante da disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Para a campanha de 2023, o Estado já recebeu 1.420.000 doses, que estão sendo disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. A campanha seguirá até o dia 31 de maio e a meta de cobertura vacinal é de 90%. A expectativa é que 8,5 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo estado.

Em Belo Horizonte, a PBH informou que os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde como público prioritário para receber a vacina contra a gripe serão convocados ao longo das próximas semanas. 

Aplicação 

As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital e em dois postos extras. Os trabalhadores da saúde convocados para esta primeira etapa também poderão receber a vacina nos locais de trabalho. Os acamados devem fazer o cadastro on-line para receber o imunizante. 

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a atividade na área em BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por