Postos de saúde e shoppings abertos neste sábado para novo Dia D contra o sarampo

Lucas Eduardo Soares
horizontes@hojeemdia.com.br
31/08/2018 às 19:19.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:13
 (Carlos Bassan/Fotos Públicas)

(Carlos Bassan/Fotos Públicas)

Com 74% de cobertura vacinal alcançada, Belo Horizonte promove neste sábado mais uma ação para proteger a população contra o sarampo e a poliomielite. Todos os 151 postos de saúde da capital estarão abertos das 8h às 17h. O segundo Dia D da imunização também será oferecido em shoppings e outros espaços da cidade.

As doses estarão disponíveis, no mesmo horário, no Parque Municipal (no hipercentro), Serviço de Atenção ao Viajante (Savassi) e no BH Shopping (Belvedere). Já no Boulevard Shopping (Santa Efigênia), a partir das 10h. Além do público-alvo da campanha, formado por menores de 5 anos, jovens e adultos podem se vacinar.

No caso do grupo prioritário, mesmo as crianças com o cartão de vacinas em dia devem receber a proteção. O reforço é justificado pela circulação do vírus no país. Atualmente, 25 casos suspeitos da doença são investigados em BH pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). 

“Quando uma campanha abrange mesmo quem já foi vacinado, a chance de controlar a doença é muito maior do que vacinar somente quem não tomou a dose”, afirma o médico José Geraldo Leite Ribeiro, secretário do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

Em Minas, 81 casos suspeitos são investigados. Conforme dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta sexta-feira, 80% do público-alvo foi imunizado no Estado, mas a meta estipulada é 95%. Caso ela não seja atingida, novas estratégias ainda serão definidas. Uma reunião com representantes das unidades de federação e o órgão federal deve ocorrer no início da próxima semana.

Alerta

O Brasil está em alerta para o ressurgimento do sarampo desde o ano passado, quando várias notificações ocorreram em alguns países, especialmente na Venezuela. Neste ano, Roraima e Amazonas detectaram os primeiros registros da doença. Atualmente, os dois estados apresentam o maior número de confirmações da região Norte, onde houve 1.211 casos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por