monkeypox

Pouso Alegre e Poços de Caldas confirmam casos de varíola dos macacos; Minas tem 63 no total

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
01/08/2022 às 15:29.
Atualizado em 01/08/2022 às 18:54
Vírus Monkeypox causa doença de mesmo nome, provocando erupções na pele e infecção parecida com a gripe; lesões geralmente surgem no rosto, antes de se espalharem pelo restante do corpo (Centers for Disease Control and Prevention / Divulgação)

Vírus Monkeypox causa doença de mesmo nome, provocando erupções na pele e infecção parecida com a gripe; lesões geralmente surgem no rosto, antes de se espalharem pelo restante do corpo (Centers for Disease Control and Prevention / Divulgação)

Subiu para 63 o número de casos de varíola dos macacos, a Monkeypox, em Minas. Na manhã desta segunda-feira (1º), as prefeituras de Pouso Alegre e de Poços de Caldas confirmaram um registro em cada cidade. 

Em nota, a prefeitura de Poços de Caldas informou que um paciente, com histórico de viagem, apresentou sintomas característicos da Monkeypox na última semana. O exame foi coletado e enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que atestou o caso.

Segundo a prefeitura, o estado de saúde é bom. Ele recebe assistência médica e permanece em isolamento domiciliar. 

A nota diz ainda que outros dois casos estão em investigação. Os exames também já foram coletados e enviados à Funed e aguarda os resultados. Um paciente tem histórico de viagem e outro segue sendo investigado, para saber qual foi a forma de contágio.

Também nesta segunda (1º), a secretaria de Saúde de Pouso Alegre confirmou o primeiro caso. O paciente está com quadro de saúde estável, sem complicações e em isolamento domiciliar.

Também por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GM), confirmou 63 casos em Minas. Porém, 142 estão em investigação. Outros dois casos foram classificados como provável.

Morte em BH

Na última semana, um homem de 41 anos, morreu por varíola dos macacos em Belo Horizonte. É o primeiro óbito notificado pela doença fora da África. Conforme o Ministério da Saúde, o paciente possuía baixa imunidade e comorbidades.

De acordo com a SES-MG, somente Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Até o momento, são 44 casos confirmados na capital. 

Leia mais:
Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos, diz ministro da Saúde
Ribeirão das Neves tem primeiro caso de varíola dos macacos confirmado

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por