Praça da Liberdade fechada a partir de amanhã

Bruno Inácio
binacio@hojeemdia.com.br
29/06/2018 às 20:17.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:06
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Um dos principais cartões-postais da capital, que reúne até um circuito cultural, a Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, região Centro-Sul, passa por uma reforma integral. A partir deste domingo, o espaço será fechado ao público para uma série de intervenções, que devem durar até novembro. A obra inclui não só a parte central do quarteirão, mas os imóveis do entorno.

Frequentadores da região já vinham observando a movimentação de máquinas por lá. A poda de árvores e a retirada de alguns postes foram iniciadas em 14 de maio. Agora, como haverá a instalação de novas redes elétricas e mudanças no piso, o local precisa ser isolado.

Cerca de R$ 5,2 milhões serão investidos na revitalização, possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte – que arcará com R$ 3 milhões –, o governo de Minas e a Vale, que vão dividir o restante. O projeto paisagístico foi elaborado pelo arquiteto Ricardo Lana, o mesmo responsável pelas intervenções que aconteceram em 1991, ano da última grande reforma.

Modernização

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michele Arroyo, explicou que a refo[/TEXTO]rma está baseada em dois pilares: modernização e segurança. “Uma pesquisa foi feita para identificar o que era mais necessário. O Coreto será restaurado, também a estátua Ninfa e todo o piso de caminhada. O interior vai passar a abrigar 60 postes republicanos (de luminária redonda), respeitando a identidade histórica do local, que é tombado”, afirmou.

Demanda antiga dos frequentadores, a iluminação do entorno também receberá atenção especial, segundo o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac. “As ruas terão novos postes decorativos, que vão iluminar também a pista de caminhada e as avenidas Brasil, Cristóvão Colombo e Bias Fortes e as ruas Gonçalves Dias e Sergipe”.

Na próxima quarta-feira, o Iepha-MG vai anunciar as intervenções que serão feitas nos prédios do entorno da Praça da Liberdade

Paisagem

Segundo o Iepha, o comportamento das pessoas que usam a praça mudou ao longo do tempo, com muitos preferindo ficar na grama para piqueniques e encontros em vez do concreto, como era no século passado. “Por isso, está prevista uma mudança na vegetação, respeitando a identidade da praça. O jardim será requalificado e toda a grama será trocada, privilegiando este novo costume”, explicou a presidente do Iepha.

Os tapumes que estão sendo colocados terão vazios para que pedestres possam espiar o andamento das obras. Em julho, o material será coberto com grafites. No trânsito, a única mudança será a proibição de estacionamento no entorno, que já está valendo. Durante as obras, a circulação de veículos segue normalmente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por