COMBATE À VIOLÊNCIA

Praça do Barreiro, em BH, recebe ação de conscientização sobre lei Maria da Penha

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/09/2022 às 10:25.
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Pedestres que passam pela Praça da Febem, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (27), são alvo de uma ação de conscientização sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. O evento faz parte do Dia D da Operação Maria da Penha, promovido pelas forças de segurança do Estado. 

No local, as mulheres recebem panfletos informativos sobre os diferentes tipos de violência. Há ainda a presença do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

O Centro foi montado em uma carreta, estruturada com tecnologia de ponta para que possíveis vítimas possam realizar denúncias contra seus agressores. Policiais penais também realizam o monitoramento eletrônico dos usuários de tornozeleira eletrônica durante a ação social.

A comerciante Desirré, de 23 anos, aprovou a ação que, segundo ela, contribui para que as mulheres saibam como agir em caso de violência doméstica. "Esse movimento é muito bom, é um incentivo da forma de agir dentro de casa. A mulher saber sua função dentro de casa, saber o lugar que ela pode denunciar. Assim como o homem saber a posição que ele tem que se colocar", afirma. 

A vendedora Daniela Cardoso, de 42 anos, elogia a facilitação do acesso às autoridades promovida pela ação. "A polícia chegar até a gente, que somos pessoas comuns, é maravilhoso. Além de trazer essa banda incrível, isso é surreal. Eu estou encantada, acho que devia ter mais eventos desse tipo aqui. A polícia tem que ser parceira da comunidade", disse. 

Daniela também ressalta a importância da conscientização para as crianças. "Criança precisa dessa conscientização que é muito importante para elas. A Lei Maria da Penha ajuda muito, mas às vezes é falha. Então a gente precisa ter esse abraço da polícia para dizer venha e denuncie. Eu, graças a Deus, não sofro isso, mas acho importante essa ação", opina. 

A ação marca o fim da operação iniciada no dia 29 de agosto, em todo o estado, que promoveu uma ofensiva de combate aos crimes contra a mulher e integrou as forças mineiras de segurança, por meio da Sejusp. O evento também teve o apoio das policiais civis, policiais militares, policiais penais, agentes socioeducativos e bombeiros militares.

A Operação Maria da Penha foi demandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em todo o território nacional. Nesta quarta-feira (28), será divulgado o balanço final da Operação Maria da Penha. 

(*) Informações de Valéria Marques

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por