Antecipar ou não antecipar

Prazo para pagar cota única do IPVA termina hoje para placas 1 e 2; saiba se vale a pena parcelar

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
13/03/2023 às 17:13.
Atualizado em 13/03/2023 às 19:30
 (Gil Leonardi / Imprensa MG)

(Gil Leonardi / Imprensa MG)

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para motoristas de Minas Gerais pagarem a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 com desconto de 3%. Caso contrário, o cidadão com veículo de placa 1 ou 2 terá de quitar a primeira parcela hoje – o imposto pode ser dividido em três parcelas, de março a maio. Mas vale a pena antecipar o pagamento?

Na avaliação da economista Mafalda Valente, professora das Faculdades Promove, a quitação antecipada compensa se o contribuinte estiver com folga no orçamento ou com algum investimento cujo retorno financeiro seja inferior aos 3% do desconto do IPVA nos três meses de parcelamento.

É o caso da poupança. Em março, os juros pagos por esse investimento foram de 0,74%. Se essa taxa for mantida nos próximos meses, o dinheiro depositado na poupança teria um reajuste de 2% no fim de três meses. É um montante inferior do ao desconto dado pelo governo estadual para a quitação do imposto.

Para a economista, o ideal é consultar o gerente do banco ou um consultor financeiro e verificar as melhores opções de investimento. "O desconto está baixo. Então se a pessoa tiver o dinheiro pode buscar alternativas de investimento com rendimentos maiores que o abatimento dado pelo governo", comentou Mafalda Valente.

Ela lembrou que, além do desconto pela antecipação do pagamento, o motorista pode ganhar mais 3% caso tenha pagado em dia o IPVA de anos anteriores. Nesse caso, o desconto pode ser somado.

Porém, Mafalda alertou para duas situações: parcelar e não investir ou antecipar a cota única e ter que utilizar crédito ou empréstimo bancário para manter em dia o orçamento da família.

"Parcelar por parcelar, sem investir o dinheiro é um erro. Mas pagar em cota única e ter que pegar empréstimo é inaceitável, pois o juros que os bancos cobram será muito maior que o desconto que o contribuinte terá pela antecipação", orientou a especialista.

Atenção
Os donos de veículos que decidirem parcelar o IPVA 2023 também precisam ficar atentos. Nesta segunda (13) vence a primeira parcela dos veículos com placas terminadas em 1 e 2. Até sexta-feira (17), termina o prazo para todos os demais motoristas, independentemente da placa. Confira as datas:

(Sefaz/MG)

(Sefaz/MG)

Bom pagador
Neste ano, foi mantido o programa conhecido como "bom pagador", que dá 3% de desconto extra ao IPVA de contribuintes que se mantiveram regulares na quitação dos impostos veiculares nos últimos dois anos consecutivos. Esse benefício é automático.

Portanto, o proprietário que optar por pagar o imposto em cota única e fizer jus ao benefício do "bom pagador", se aproveitará dos dois descontos acumulados. Vale lembrar que o abatimento é por veículo (número do Renavam) e não pelo CPF do proprietário.

Este ano, 2,7 milhões de veículos, equivalente a 23% da frota tributável, tiveram o desconto do "bom pagador" aplicado ao valor do imposto, segundo o Governo de Minas.

Taxa de Licenciamento
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) vence em 31 de março, independentemente do final da placa. O valor de R$ 33,66 pode ser pago diretamente nos agentes arrecadadores, bastando informar o número do Renavam, assim como o IPVA.

Atendimento
Esclarecimentos relativos aos valores do imposto estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda. Quem preferir, pode telefonar para o número 155 do LIGMINAS.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por