Belo Horizonte possui aproximadamente 760 mil imóveis aptos a pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). E termina nesta sexta-feira (27) o prazo para que os contribuintes da capital paguem com desconto de 6% o imposto de 2023. Segundo a prefeitura, o percentual é válido para qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral.
"O cidadão pode quitar qualquer valor entre o mínimo e o máximo até 27 de janeiro e, depois, parcelar o restante do valor. É possível pagar também o montante todo à vista. O desconto será de 6% em cima do valor pago", explica o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Fernando Huber.
A PBH espera arrecadar, neste ano, R$ 2 bilhões. As guias também podem ser emitidas pelo site da PBH ou PBH APP (disponível em IOS e Android). Ainda é possível a retirada presencialmente em uma das agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de administração.
Vale lembrar que o documento impresso foi encaminhado gratuitamente às residências na primeira quinzena de janeiro.
Pagamento parcelado
Para quem optar pelo parcelamento do imposto, a partir de fevereiro de 2023, as guias deverão ser emitidas pelo site da PBH ou PBH APP, são 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.
Leia mais