
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, visitou nesta quinta-feira (13) as obras de construção da bacia do Córrego Ferrugem, na Vila Sport Club. Apesar da previsão de conclusão ser no primeiro semestre de 2024, o executivo espera que alguns resultados já apareçam neste ano.
As obras da estrutura começaram no final de 2022 e, até o momento, já foi feita toda a supressão vegetal do local, remoção de posteamento e escavação de 50% do volume de armazenamento da Bacia.
Segundo o político, a obra é importante para acabar com as inundações, principalmente na avenida Teresa Cristina. Mesmo sem estar concluída, a bacia já poderá reter parte das águas do período chuvoso deste ano. “Isso vai melhorar a vida da população que reside e trabalha ao longo da Teresa Cristina. A B5 já funcionará neste ano. Esperamos que, até o final da chuva, não tenhamos grandes impactos”.
A nova bacia terá capacidade volumétrica para 274 milhões de litros em uma área de 41.776 m². O local terá capacidade de represar a água das chuvas, que serão gradativamente escoadas.
O projeto é uma parceria com o Governo de Minas e com a prefeitura de Contagem. A cidade vizinha será responsável pelas bacias B3 e B4, que também já estão em obras.