Prefeito de Uberaba parabeniza ação da PM, mas cobra mais vigilância nas estradas

Daniele Franco
27/06/2019 às 18:55.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:18
 (Reprodução/ WhatsApp)

(Reprodução/ WhatsApp)

A recorrência de crimes como o que sofreu Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (27), é atribuída à falta de vigilância nas estradas que dão acesso à cidade pelo prefeito do município, Paulo Piau (MDB).

Ao Hoje em Dia, o chefe do Executivo Municipal declarou que o contingente de policiais rodoviários federais e de agentes da Polícia Federal é "pífio". "Temos metade do efetivo que tínhamos há dez anos e isso, com certeza, contribui para essas ocorrências”.

Piau afirmou um estrago maior foi evitado devido à preparação da Polícia Militar. “Temos que tirar o chapéu para os nossos corajosos soldados, que mesmo enfrentando de 20 a 30 bandidos que usavam armamento pesado saíram vitoriosos”, parabenizou. 

Segundo o prefeito, o êxito só veio porque a PM da cidade se preparou após a ocorrência de 2017, quando criminosos roubaram uma empresa de valores. À época, ninguém foi preso em flagrante.

Atrativo

O fato de os criminosos que agiram em 2017 não terem sido presos em flagrante pode ter sido um atrativo para a quadrilha que atacou a cidade nesta quinta-feira, acredita Paulo Piau.

Além da vigilância nas estradas, o governante também cobrou do Estado de São Paulo atuação mais efetiva no combate ao crime organizado. “Em maio deste ano, um colombiano foi morto durante uma exposição aqui e o grupo identificado como suspeito foi a gangue do Rolex, que é de São Paulo. Cada estado tem que fazer sua parte”, cobrou.

Prejuízos

Os moradores estão apreensivos e os fatos deixaram traumas, conforme o prefeito. “A sensação que fica na população é a de que pode acontecer de novo a qualquer momento”, declarou. A pior parte, para ele, são as mortes que ocorreram por falta de atendimento. 

Um bebê de um ano morreu porque o pai não conseguiu chegar a tempo à unidade de saúde, e um homem de 56 anos também perdeu a vida após sofrer um infarto. O Samu não conseguiu chegar onde ele estava. Além das mortes, uma jovem de 22 anos, que foi baleada, permanece em estado grave.

A cidade também sofreu uma série de prejuízos estruturais. Conforme Piau, os criminosos atiraram em todas as câmeras do sistema Olho Vivo do município, queimaram veículos, fizeram barricadas e danificaram imóveis com os tiros.

Prevenção

A Prefeitura de Uberaba deve concluir, até o fim deste ano, várias ações para aumentar a segurança na cidade. Uma delas, contou o chefe do Executivo, é a instalação de câmeras de segurança na cidade e do sistema conhecido como OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres, na sigla em inglês) nas entradas e saídas do município, o que vai permitir identificar veículos com placas irregulares.

Outra ação planejada é a contratação de mais 100 agentes da Guarda Municipal. Hoje, a cidade possui 90 profissionais, e um projeto já adiantado na Câmara Municipal para permitir que os agentes portem armas letais durante o expediente.

A iluminação pública em Uberaba também deve ser toda renovada até o fim de 2020 graças a uma Parceria Público-Privada (PPP) como a que foi firmada em Belo Horizonte. De acordo com Piau, a melhoria da iluminação nas vias contribui substancialmente para a diminuição da criminalidade.

“Estamos trabalhando como podemos para aumentar a segurança na cidade, mas essa deve ser uma ação conjunta, envolvendo os governos estadual e federal e o Congresso”, ponderou o prefeito, que cobrou do governo federal mais investimentos na segurança da região.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por