
A Prefeitura de Vespasiano, na Grande BH, cancelou nesta quinta-feira (25) o mutirão de cirurgias de catarata que era realizado na cidade e atendia, além dos próprios munícipes, pessoas de Brumadinho, na mesma região, e Pará de Minas, na região Central.
De acordo com nota da Secretaria de Saúde de Vespasiano, a interrupção da força-tarefa ocorre após os governos federal e estadual terem comunicado a suspensão de verbas para mutirões de catarata. O esforço médico, que visava desafogar a fila de pacientes, continuará apenas para moradores de Vespasiano.
Ainda segundo a prefeitura, os procedimentos cirúrgicos são realizados pela Fundação Vespasianense de Saúde - entidade privada, mas com financiamento público. A manutenção das cirurgias para moradores será possível a partir de recursos da Secretaria Municipal de Saúde de Vespasiano.
A reportagem questionou a prefeitura sobre o número de pessoas que ficarão sem o procedimento e se há previsão de retorno da ação. O executivo recomendou que fosse procurada a Fundação, que não atende às ligações.
Já a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio de nota, informou que "foi interrompida a liberação de novas autorizações, com o objetivo de realizar um balanço financeiro dos procedimento até agora realizados, enquanto aguarda-se uma nova publicação do Ministério da Saúde, que irá tratar sobre o tema, com edição prevista ainda para esta semana". Ainda conforme o órgão, após a análise dessa nova portaria, poderá ser implementada uma nova programação dos recursos financeiros.
Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde informou que os repasses para procedimentos de média e alta complexidade, via Fundo Nacional de Saúde, estão em dia.
Catarata
A catarata é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural que permite focalizar imagens em diferentes distâncias. A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo.
Leia mais: