Prefeitura contratará empresa para avaliar e monitorar 6 viadutos de BH

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
07/11/2018 às 14:58.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:39
 (Reprodução Google Street View)

(Reprodução Google Street View)

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município (DOM) uma licitação para contratar uma empresa que fará monitoramento e avaliação dos viadutos localizados nas avenidas Dom Pedro I e Presidente Antônio Carlos.

O edital prevê trabalho em seis viadutos: Lúcia Casasanta (João Samaha), Montese, Monte Castelo, Oscar Niemeyer (Viaduto B), Gil Nogueira (Viaduto A) e o da Barragem da Lagoa da Pampulha.

O prazo para a prestação completa dos serviços ora licitados é de 720 dias contados a partir da data de emissão da 1ª Ordem de Serviço. O valor teto dos serviços licitados é de R$ 378.809.

De acordo com a secretaria, a manutenção em viadutos, pontes e passarelas do município é um processo contínuo composto por mapeamento, diagnóstico para avaliar as condições gerais da estrutura e do pavimento dos mesmos e recomendações de intervenções. Este monitoramento é feito rotineiramente pelas equipes internas da Prefeitura e também por contratações como a dessa licitação. Assim, é possível prolongar a vida útil e evitar o desgaste das estruturas.

As vistorias visam inspeções visuais da situação de cada viaduto e também levantamentos topográficos que medem as movimentações das estruturas, segundo a secretaria. As inspeções visuais observam, por exemplo, corrosões em armaduras aparentes, desplacamento de concreto, vazios na concretagem etc.

Trauma

Foi na avenida Dom Pedro I que aconteceu a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, em plena Copa do Mundo de 2014. O desabamento da estrutura, que ainda não havia sido inaugurada, provocou a morte de duas pessoas. Outras 23 ficaram feridas. 

O viaduto, que faria a ligação entre os bairros São João Batista e Planalto, não foi refeito, a pedido da própria comunidade. A polícia indiciou 19 pessoas e 11 se tornaram réus, respondendo pelos crimes de desabamento doloso (quando há intenção de matar) e por lesão corporal. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por