Risco ambiental

Prefeitura de BH pode acionar a Justiça contra mineração na Serra do Curral

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
30/04/2022 às 17:41.
Atualizado em 30/04/2022 às 18:07
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

O prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), manifestou preocupação com o projeto de mineração na Serra do Curral, muito próximo a bairros de Belo Horizonte, aprovado na madrugada deste sábado (30) no  Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Em função dos riscos que a planta do complexo minerário pode oferecer, Fuad não descartou a possibilidade de a administração municipal acionar a Justiça para suspender o projeto.

“Nós achamos isso tudo muito ruim. Precisamos conhecer melhor o projeto, mas não podemos aceitar que a Serra do Curral seja atacada desta forma e que Belo Horizonte sofra os reflexos de uma mineração ali”, afirmou.

A construção de um complexo minerário na Serra do Curral, perto do Pico Belo Horizonte, foi aprovada na madrugada deste sábado (30) durante reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam-MG). O projeto da Taquaril Mineração S.A (Tamisa) recebeu oito votos favoráveis e quatro contrários. 

Oposição 

O movimento Tira o Pé da Minha Serra foi contra a decisão da maioria dos conselheiros do Copam. Segundo os organizadores do grupo, a operação do Complexo Minerário da Serra do Taquaril "promoverá destruição irreparável em grande parte da Serra do Curral e do Pico Belo Horizonte, símbolo da capital mineira que está na bandeira e no brasão da cidade''.

A organização denuncia ainda que, por estar ao lado de bairros como o Taquaril, Serra e Mangabeiras, a instalação do complexo minerário pode prejudicar “seriamente” a saúde da população devido ao excesso de poeira, tráfego intenso de caminhões e constantes explosões de dinamite.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por