Época de Incêndios

Prefeitura de BH promove curso gratuito de brigadista florestal voluntário

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/06/2023 às 07:00.
 (PBH / Divulgação)

(PBH / Divulgação)

Moradores de Belo Horizonte poderão fazer o curso gratuito de Formação de Brigadista Florestal Voluntário, no Parque das Mangabeiras, região Centro-Sul da capital. O treinamento ocorrerá de 4 a 6 de julho e será realizado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Interessados devem se inscrever até 27 de junho, por meio de formulário eletrônico.

O curso, composto por um módulo teórico e outro prático, dura 24 horas e tem o objetivo de capacitar pessoas para atuarem nas atividades de prevenção e de combate aos incêndios, além de possibilitar a reciclagem e atualização de conhecimentos. O intuito é formar uma rede de colaboradores, permitindo a proteção dos parques municipais e de seus serviços ecológicos, integrando as potencialidades do poder público e da sociedade civil.

A FPMZB realiza os cursos de brigadistas florestais voluntários preferencialmente dentro dos parques de BH, possibilitando aos participantes o conhecimento da estrutura e do sistema organizacional dessas áreas verdes. O intuito é de que esses novos colaboradores estejam familiarizados com o ambiente de possível atuação preventiva ou de combate a incêndios, além de evidenciar as qualidades dos parques, fomentando futuras visitas para lazer.

Plano de combate a incêndios
A manutenção dessa rede de colaboradores é planejada pela FPMZB anualmente e compõe o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais dos parques municipais da capital mineira. Tal documento prevê também a formação anual de novos brigadistas, treinamento contínuo de equipes, fortalecimento dos sistemas de comunicação entre os órgãos parceiros, mapeamento e monitoramento das áreas críticas, mapeamento de toda a infraestrutura disponível para combate nos parques e nas áreas adjacentes e a realização de ações preventivas para enfrentamento do período da estiagem.

A FPMZB mantém, ainda, um acordo com a mineradora Vale que contempla a compra de equipamentos e ferramentas destinados às ações de prevenção e combate a incêndios em vegetação, além da instalação – já concluída – e a manutenção e operação de 19 aspersores na crista do paredão do Parque Municipal da Serra do Curral, que auxiliam na proteção dos recursos naturais presentes na região e que compõem a área do Corredor Ecológico Espinhaço–Serra do Curral.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por