A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Regional Oeste, realiza nesta sexta-feira (5) uma ação de entrada forçada em imóveis abandonados para combater focos do mosquito Aedes aegypti.
A operação vai ser realizadas em três imóveis situados na Vila Oeste, Nova Granada e Gutierrez por uma equipe formada por integrantes da Guarda Municipal, chaveiro e agentes de combate a endemias, com base a Medida Provisória 712/2016, publicada pelo Governo Federal. Essa medida regulamenta a entrada dos agentes públicos em imóveis não acessíveis.
Segundo a PBH, a ação de entrada forçada é feita só após diversas tentativas frustradas de vistoria pelo agente de combate a endemias. Enquadram-se nesses casos os imóveis visitados pelos agentes duas vezes, no intervalo de dez dias, em horários diferentes e após notificação deixada na caixa de correio do imóvel.
Neste ano, já foram realizadas 11 ações desse tipo na capital. Seis delas na Regional Oeste. Dos 11 imóveis vistoriados, em três foram encontrados focos do Aedes aegypti.