
Um asilo foi interditado pela Prefeitura de Contagem no bairro Eldorado, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após fiscalizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a Prefeitura, 58 pessoas deixaram o Lar Maria Balbina de Jesus e foram transferidas para a Casa da Pessoa Idosa de Contagem, no Centro da cidade. A transferência dos idosos foi finalizada nesta terça-feira (29).
Segundo o Executivo municipal, o Lar Maria Balbina de Jesus vinha sendo fiscalizado desde 2018 e, durante as visitas de fiscais da Anvisa, foram apontados problemas envolvendo habitabilidade, acessibilidade, salubridade, previsibilidade e segurança.
Em nota publicada nas redes sociais, o Lar Maria Balbina de Jesus chamou a decisão de "abrupta" e afirmou que "as irregularidades apontadas em nada impactam a qualidade de vida e a rotina dos idosos".
"Não foi estabelecido qualquer cronograma de transferência que considerasse as particularidades e quadro de saúde de cada idoso ou que respeitasse a vulnerabilidade física e emocional dessas pessoas", declarou a instituição.
A Prefeitura de Contagem também alegou que "desde 2018 foram apontadas necessidades de reestruturação do imóvel e estipulados prazos para correções, o que não ocorreu".
"Algumas adaptações foram realizadas. Porém, muitas ainda necessitam de intervenções conforme normas da Anvisa", afirmou o Executivo.
Sobre isso, o Lar Maria Balbina de Jesus alegou que "segue firme no propósito de promover todas as adequações estruturais necessárias para que a instituição cumpra todas as normas e diretrizes exigidas para o funcionamento".
"Acreditamos na parceria entre a instituição e o município e estamos confiantes na fixação de um prazo razoável para promover as adequações que ainda não foram feitas", afirmou o lar de idosos.
Segundo a Prefeitura de Contagem, a interdição não se deu apenas por questões estruturais do imóvel, mas por "relatos de violação de direitos e negligência".
"É uma ação sanitária que trata da saúde pública e de idosos que carecem de atenção especial, proteção integral e garantia da dignidade da pessoa humana. Estamos assumindo a responsabilidade pelo cuidado e garantia de direitos dos idosos vulneráveis", declarou a administração municipal.
Leia Mais: