Falta de Água

Prefeitura de Divinópolis entra na Justiça contra a Copasa pedindo normalização do abastecimento

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
28/02/2023 às 19:25.
Atualizado em 28/02/2023 às 19:46

A Prefeitura de Divinópolis decidiu entrar na Justiça contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), solicitando que a estatal normalize o abastecimento de água da cidade.

O processo foi ajuizado nesta terça-feira (28) e pede que o Poder Judiciário obrigue a Copasa a restabelecer o abastecimento em Divinópolis. Em caso de descumprimento, a Prefeitura solicita que a cobrança de multa diária.

De acordo com o Executivo municipal, a ação se faz necessária pois desde 8 de fevereiro a companhia não está realizando o fornecimento de água, ocasionando falta de abastecimento em todas as regiões da cidade, principalmente na Sudeste.

A ação quer obrigar a Copasa a fornecer água às instituições essenciais como escolas, hospitais e postos de saúde, além de estabelecimentos comerciais e residências.

Como forma de tentar amenizar a situação, a Prefeitura  de Divinópolis tem contratado caminhões pipas para abastecer as regiões mais afetadas pela falta de água. Os custos dessas contratações também deverão ser cobrados da Copasa, em ação judicial de indenização.

Desentendimento antigo
Nesta terça (28), a Prefeitura emitiu uma nota comentando a suposta falta de ação da companhia estatal para solucionar os problemas. "A gestão municipal repudia o descaso da empresa com a população. As pessoas estão revoltadas e com razão", afirmou o prefeito Gleidson Azevedo.

O Executivo também informou que já fez diversas tentativas de retirar a Copasa do serviço de fornecimento de água da cidade. "Infelizmente, até hoje não consegui tirar essa empresa da cidade, tudo que cabia ao município foi feito e, agora, a decisão de manter ou não a empresa está nas mãos da Justiça. Enquanto isso, todos os procedimentos de contratação de uma nova empresa estão tramitando no município", disse o prefeito.

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a Copasa e aguarda o retorno.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por