Prefeitura institui comitê para gerenciar o hospital do Barreiro

Hoje em Dia
11/08/2015 às 13:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:18
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

A Prefeitura de Belo Horizonte instituiu nesta terça-feira (11) o comitê que irá gerenciar o Hospital Doutor Célio de Castro, o Hospital do Barreiro. De acordo com o executivo, o comitê irá discutir e aperfeiçoar a interrelação entre os serviços assistenciais - que incluem o atendimento ao público por médicos, enfermeiros, entre outros profissionais - e os prestados pelo setor privado, tais como manutenção predial, limpeza e telefonia. A previsão é que o hospital seja inaugurado ainda nesta ano.

A criação do comitê já estava prevista em contrato e está sendo regulamentada, segundo a prefeitura. Conforme portaria publicada no "Diário Oficial do Município" (DOM), o comitê será composto pelo secretário municipal de saúde, o diretor-presidente da PBH Ativos e o diretor executivo da unidade. Outros três cargos foram indicados pela concessionária privada que irá administrar a unidade. Os integrantes do Comitê Gestor do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro não serão remunerados pela atribuição.

A administração do Hospital do Barreiro será feita exclusivamente por um ente privado, responsável pelo provimento dos cargos e pela definição da tabela de remuneração. O prazo de concessão é de 20 anos. Como mostrou o Hoje em Dia, o hospital havia sido anunciado em 2010 e estava previsto para ser entregue em meados de 2012. No entanto, em 2011, a construtora abandonou o projeto, que foi retomada no ano passado, por meio de uma Política Público Privada (PPP). De acordo com o executivo, as obras estão em andamento, com mais de 85% delas concluídas. A data de inauguração ainda será definida.

Funcionários

Apesar de a previsão da prefeitura para o início do funcionamento do hospital, uma liminar impede que profissionais contratados para trabalharem na instituição assumam os cargos. Isso porque o concurso público para a contratação de enfermeiros foi suspenso no mês passado e não tem previsão para ser retomado.

A prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já está tomando as providências necessárias para a continuidade do concurso e que entrou com um pedido para o cancelamento da ordem. O executivo alega que a suspensão do concurso não irá interferir na inauguração do hospital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por