Pelo Whatsapp

Prefeitura recebeu 1.658 reclamações sobre transporte coletivo na 1ª semana do novo canal em BH

Clara Mariz
@clara_mariz
18/07/2022 às 15:54.
Atualizado em 18/07/2022 às 16:14
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Mais de 1,6 mil reclamações sobre o transporte coletivo de Belo Horizonte foram enviadas para a prefeitura desde o primeiro dia de funcionamento do novo canal para reclamações no WhatsApp, na última segunda-feira (11). Conforme a Superintendência de Mobilidade de BH, o canal recebeu 1.658 mensagens.

A maior parte das notificações enviadas se referem ao novo quadro de horários das linhas, descumprimento de escalas e superlotação dos veículos. A última quarta-feira (13) foi o dia com maior fluxo de mensagens, com 592.

O serviço de Whatsapp faz parte dos itens que tiveram que ser implementados após acordo que determinou o repasse do subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus da capital. Ainda segundo a PBH, as reclamações dos usuários já foram transmitidas às concessionárias para que “as devidas providências” pudessem ser tomadas.

Para fazer a reclamação, é preciso informar o número da linha, do veículo, dia e horário do fato, além de um breve relato. O número é o (31) 98472-5715.

Filas e ônibus lotado

Apesar da confirmação da administração municipal de que houve um aumento no número de viagens de todas as linhas desde a madrugada da terça-feira (12), os passageiros têm enfrentado filas e ônibus lotados, principalmente nos horários de pico.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra) afirmou que as viagens passaram de 19.203 para 19.850, estando acima dos 15% acordado com a prefeitura da capital. Sobre as reclamações dos usuários, o Setra informou que as denúncias estão sendo “verificadas e avaliadas”.

“Diariamente técnicos do Transfácil e BHTrans estão avaliando conjuntamente todas as intervenções necessárias para ajustar e adequar a demanda de passageiros em algumas linhas e trechos”, disse o Setra. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por