O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, instituiu a criação de um grupo de trabalho para realizar estudos e propor medidas para a recuperação e gestão dos mercados municipais. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Município (DOM).
O grupo deverá realizar um diagnóstico da situação dos mercados e identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e sustentável e que propicie a recuperação dos mercados municipais como ponto de convivência para a comunidade. Deverá ainda propor a definição de estratégias para a atuação intersetorial que incluam o Município, a sociedade e demais órgãos do Poder Público nas iniciativas relacionadas aos espaços.
O grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda e contará com representantes das secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Governo, Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Planejamento, Orçamento e Gestão, e Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Eles não serão remunerados.
O trabalho deverá ser concluído em 180 dias. Segundo a Prefeitura, o estudo será feito sobre os mercados Lagoinha, Cruzeiro, Santa Tereza, Central de Abastecimento Municipal do bairro São Paulo e o 4º andar do Mercado Novo.