Temporada de perigos

Previsão de chuvas acima da média multiplica risco de deslizamentos de terra em Minas

Maiores volumes de precipitações devem ocorrer justamente a partir deste mês, com concentrações também em novembro e dezembro

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/10/2025 às 06:00.
No início deste ano, 11 pessoas morreram após deslizamento de terra em Ipatinga, no Leste de Minas (Gil Leonardi/Imprensa MG)
No início deste ano, 11 pessoas morreram após deslizamento de terra em Ipatinga, no Leste de Minas (Gil Leonardi/Imprensa MG)

A temporada de chuva 2025/2026 deve ser mais intensa, com precipitações acima da média histórica em Minas. A previsão é da Defesa Civil Estadual, conforme balanços meteorológicos elaborados pelo Centro de Inteligência do órgão, o Cindec. Diante da possibilidade, o alerta para o risco de deslizamentos de terra é multiplicado. No último período chuvoso, 27 pessoas morreram em Minas – 11 delas após uma encosta atingir uma casa no Leste do Estado.

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer justamente a partir deste mês, com concentrações também em novembro e dezembro. Uma leve trégua deve ocorrer em janeiro de 2026, com retorno de precipitações acima do esperado entre fevereiro e março.

“O maior risco é o solo saturado, que aumenta as chances de deslizamentos”, alerta o capitão Jakson Avelino, da Diretoria de Relações Institucionais da Defesa Civil Estadual. Segundo ele, as análises do Cindec reforçam a necessidade de atenção redobrada em áreas suscetíveis a inundações e deslizamentos de encostas principalmente no Sul de Minas, Zona da Mata, Leste e Região Metropolitana de BH.

De acordo com o capitão, o órgão realiza monitoramento permanente por meio do Cindec, que funciona 24 horas por dia e cruza dados meteorológicos e geológicos para emitir alertas à população. Os mineiros podem se cadastrar no SMS 40199 ou acompanhar notificações pelo aplicativo Emergências, que integra o sistema nacional de alertas.

Na semana passada, foi lançado o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, que estabelece diretrizes entre Estado e municípios para integrar ações de prevenção e resposta a desastres. O objetivo do planejamento de longo prazo, segundo a instituição, é reduzir riscos e aumentar a proteção da população.

Segundo Jakson Avelino já neste ano o Estado manterá 13 guarnições de prontidão, distribuídas entre as 19 regionais da Cedec, com deslocamento preventivo em caso de alertas elevados.

“Aconteceu qualquer desastre em qualquer lugar do estado de Minas Gerais, o nosso desafio é que em menos de 24 horas nós possamos chegar nesse município com apoio do Defesa Civil estadual”.

Última temporada de chuva deixou estragos em mais de 170 municípios mineiros

Além das 27 mortes, a última temporada de chuva em Minas – outubro de 2024 a março de 2025 – 171 municípios decretaram situação de emergência ou calamidade. Foram mais de 9,9 mil desalojados (pessoas que precisaram deixar as casas) e 2 mil desabrigados (foram para abrigos públicos).

A Cedec informou ter prestado assistência a 100% das cidades que acionaram o Estado, com distribuição de 22 mil itens de ajuda humanitária, somando 157 toneladas de mantimentos, colchões, kits de higiene e limpeza, entre outros.

* Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por