A Defesa Civil emitiu, na manhã desta quinta-feira (5), um alerta para risco geológico em Belo Horizonte até a próximo domingo (8). Conforme o órgão municipal, o sobreaviso ocorre "em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 36 horas", entre 20 e 30 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h
Conforme o aviso, todas as 9 regiões da cidade correm risco de deslizamentos, sendo 6 em alerta moderado, com estimativa de chuva 50 mm de chuva acumulada em 48 horas, e três - Venda Nova, Leste e Oeste - em alerta máximo, com 70 mm de precipitação acumulada em 72 horas.
Para hoje, a previsão do tempo indica que o dia será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva, trovoadas ocasionais e queda de temperatura. Os termômetros marcaram a mínima na capital em 16 ºC, e a máxima estimada fica na casa dos 24 ºC. A umidade relativa do ar em torno de 65% à tarde.
Em BH está chovendo desde a noite de ontem. Por conta do alerta de risco geológico, a Defesa Civil faz algumas orientações para o período. Confira:
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
⠀⠀ Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
Alertas
Os moradores da cidade podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.