PRF de Minas envia agentes ao Rio para reforçar segurança após megaoperação com mais de 100 mortos
Policiais rodoviários federais vão atuar em apoio à Operação Contenção, que ocorreu no estado fluminense
Agentes da Polícia Rodoviária Federal de Minas (PRF-MG) serão enviados ao Rio de Janeiro para reforçar as ações de segurança pública no estado. A corporação confirmou o deslocamento nesta quarta-feira (29).
Detalhes sobre o efetivo empenhado, as datas de envio e retorno e como será a atuação não foram informados. Segundo a PRF, "por questões de segurança".
O anúncio ocorre um dia após a Operação Contenção, considerada a mais letal da história do Rio. A ação, deflagrada na terça-feira (28) pela polícias Civil e Militar fluminenses, deixou 119 mortos, sendo 115 civis e 4 policiais, segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi. Outros 113 suspeitos foram presos e dez adolescentes, encaminhados a unidades socioeducativas.
As forças de segurança afirmam que as mortes ocorreram após reação armada de integrantes de facções criminosas. Para o secretário, a operação não foi uma chacina, termo usado por movimentos sociais e defensores dos direitos humanos para classificar a ação. “Chacina é a morte ilegal. O que fizemos ontem foi ação legítima do estado para cumprimento de mandados de apreensão e prisão”, afirmou.
A ação contou com 2,5 mil policiais e visava conter o avanço do Comando Vermelho, além de cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 de prisão,parte deles expedidos no Pará. Foram apreendidas 118 armas, sendo 91 fuzis, e toneladas de drogas.
Os confrontos e as ações de retaliação de criminosos provocaram pânico no Rio, com fechamento de vias, escolas e comércios, além de tumultos na Central do Brasil e em outras áreas da cidade.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca e com informações de Agência Brasil
Leia mais: